domingo, 27 de dezembro de 2009

Feliz Natal e um Ano 2010 cheio de riscos (e rabiscos)

« É preciso correr riscos, dizia ele. Só percebemos realmente o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.

Deus dá-nos todos os dias- junto com o sol- um momento em que é possível mudar tudo o que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não nos apercebemos desse momento, que ele não existe, que hoje é igual a ontem e será igual ao amanhã. Mas, quem presta atenção ao seu dia, descobre o instante mágico. Ele pode estar escondido na altura em que enfiamos a chave na porta, pela manhã, no instante de silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Mas esse momento existe- um momento onde toda a força das estrelas passa por nós, e que nos permite fazer milagres.

Ás vezes, a felicidade é uma bênção- mas geralmente é uma conquista. O instante mágico do dia ajuda-nos a mudar, faz-nos ir em busca dos nossos sonhos. Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões. Mas tudo isso é passageiro e não deixa marcas. E, no futuro, poderemos olhar para trás com orgulho e fé.

Mas pobre de quem teve medo de correr riscos. Porque esse talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás- porque olhamos sempre para trás- vai ouvir o seu coração a dizer: "o que fizeste com os milagres que Deus semeou nos teus dias? O que fizeste com os talentos que o teu Mestre te confiou? Enterraste-os bem fundo numa cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste a tua vida."


Pobre daquele que escuta estas palavras. Porque então acreditará em milagres, mas os instantes mágicos da vida já terão passado.»

Paulo Coelho, in "Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei"



Quem sabe, este será o último post de 2009, em 2010, mais virão, com novas fotografias, novas histórias, novas partilhas.
Obrigada a todos os que por aqui vão passando, aos quais desejo um Feliz Natal, que tenho sido cheiinho de doces, conversas, calor, muitas gargalhadas, harmonia e muita ternura familiar.
E que o ano de 2010, seja um ano para correr riscos e perceber qual o instante mágico de cada dia, e a oportunidade que nos é dada para mudarmos qualquer coisa e sermos ainda mais felizes.




Até lá, umas boas saídas, e umas entradas bem boas...

...até para o ano! ;)

Happy New Year!




Desafio da Narizinho ;)

O desafio foi lançado pela Narizinho e eu aceitei. ;)



Cada bloguista participante tem de enunciar 5 manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher 5 outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue.

1. Cheirar Livros
Sejam novos, sejam velhos, sejam pequenos ou grandes, sejam coloridos ou a preto e branco, é impossível resistir-lhes. Sempre que tenho um na mão, de imediato, ou de forma mais discreta para que não me apanhem em flagrante, eu cheiro os livros. Porque? Porque uns cheiram bem, a novo e outros a velho e é bom sentir estes diferentes cheiros. ;)

2. Comer vegetais crus
Cenoura, couve, ervilhas, nabo (e outros que agora não me ocorrem), tenho uma tendência para os ir "roubar" quando a minha mãe (ou outra pessoa) os está a arranjar para cozinhar.

3. Onomatopeias
É quase impossível eu falar sem que recorra a elas, pois quando não se sabe bem como explicar certas e determinadas coisas, uma onomatopeia ou outra dão jeito.

4. Ler
Adoro ler, não que isto seja muito diferente das outras pessoas, mas de facto, quanto mais penso neste desafio dou por mim a concluir que adoro ler, (ainda que ande um pouco ausente das minhas leituras de lazer, mas que penso retomar assim que puder),  mas é um facto. Gosto muito de ler, mesmo que por vezes seja durante uma ida à nossa melhor amiga,que está lá naquelas alturas cujas necessidades fisiológicas são mais fortes que nós e não temos outro remédio se não ir ter com ela. ;)

5. Email
É raro o dia que passe sem o consultar, agora até já passei a usar o telemovel nas viagens de comboio entre Porto e Aveiro, para consultar o email (só mesmo em casos muito importantes ;) ). É os emails dos amigos, da universidade, da catequese, do NI (nucleo informativo - JA), no grupo de jovens, de...tantas coisas mais! ;)
E para além de consultar o email, acaba-se por conversar nos chats do gmail, que dão muito jeito também. ;)



Agora, cabe-me a tarefa de passar este desafio a: menina Carlita, menina Serra e Silva, menina Ondina, menina Sara e à menina Cathy .

;)  Beijinho!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sabedoria Canina



"Já te imaginas-te a agir como eu? Tenta!


1. Nunca deixes passar a oportunidade de sair para um passeio.
2. Experimenta a sensação do ar fresco e do vento no teu rosto por puro prazer.
3. Quando alguém de quem gostas muito se aproxima, corre para saudá-la.
4. Quando houver necessidade, pratica a obediência.
5. Deixa os outros saberem quando invadirem o teu território.
6. Sempre que puderes, tire uma soneca e espreguiça-te antes de te levantares.
7. Corre, pula e brinqua diariamente.
8. Come com gosto e entusiasmo, mas para quando estiveres satisfeito.
9. Sê sempre leal.
10. Nunca pretendas ser algo que não és.
11. Se o que desejas estiver enterrado, cava até encontrar.
12. Quando alguém estiver a passar por um mau momento, fica em silêncio, senta-te ao lado e gentilmente tenta agradar essa pessoa.
13. Evita morder quando um simples rosnado pode resolver.
14. Nos dias mornos, deita-te de costas sobre a relva.
15. Nos dias quentes, bebe muita água e descansa debaixo de uma árvore.
16. Quando estiveres feliz, dança e balança todo o teu corpo.
17. Não importa as vezes que sejas censurado, não assumas as culpas dos outros e não fiques amuado...corre para junto dos teus amigos.
18. Alegra-te com o simples prazer de uma caminhada. "